February 16, 2019

Please reload

Posts Recentes

Todo café deveria ser especial

November 14, 2017

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

Café Especial: Inovações e adaptações de processos na cafeicultura da Fazenda da Serra

January 11, 2019

Já experimentou um Café Especial?

 

Já pensou nas diferenças necessárias para a produção do Café Especial em relação ao Café Convencional?

 

A Fazenda da Serra produz café desde o início do Século 20 e tinha uma produção bianual média de aproximadamente 100 sacas de 60kg de café.

 

Aureliano Chaves de Mendonça adquiriu a Fazenda em 1967 e, além de investir em criação de gado, peixes, peru, galinha, pomar, jardinagem, casas da colônia e sede da fazenda, aumentou gradativamente a lavoura e, consequentemente, a produção de café. Em uma alternância anual entre 300 a 800 sacas, manteve uma média bianual de 500 sacas.

 

No ano de 2003, Aureliano Chaves vem a falecer e seus filhos ficaram responsáveis pela Fazenda da Serra.

 

Por volta do ano de 2015, através do trabalho e dedicação, a fazenda alcançou a produção máxima de 1300 sacas. A fazenda vem mantendo nas últimas safras uma média bianual de 1000 sacas.

 

No ano de 2016, Renato, genro de Aureliano, decidiu morar na fazenda com a família. Em parceria com sua mulher e as filhas Danielle e Priscila, estudou, planejou e investiu na produção de café especial.

 

A produção de café especial exige condições naturais adequadas e procedimentos específicos. O solo, os cuidados durante o ciclo da planta, a colheita e a secagem são todos diferenciados.

 

Foram construídos terreiros suspensos, um laboratório de análise e prova e uma nova forma de pensar e realizar os trabalhos diários com os funcionários.

A equipe permanece a mesma, mas com novos olhares e ações diante da produção de café.

 

 

Atualmente, a produção de café especial da fazenda  chega a 15% da produção total. O objetivo é chegar a 50%. Todas as lavouras sofrem os benefícios dos cuidados especiais e, mesmo não produzindo o café classificado como especial, têm uma qualidade superior.

 

O café convencional, comercializado com o intuito de vender em grande quantidade, perde propriedades e essências que fazem parte de sensações, sentimentos e experiências incríveis aos sentidos, à saúde e ao bem-estar humano.

 

Os aromas, sabores, cores e o frescor dos cafés especiais são dignos de serem apreciados. A mente, o corpo e o coração agradecem.

Em meio aos compromissos, redes sociais e desafios dos dia a dia, tomar um café especial faz toda a diferença.

 

É diferente porque dedicamos um tempo a nós mesmos, com uma bebida que nos aquece, facilitando e otimizando todos os processos metabólicos e, ao mesmo tempo, nos deixa alerta, sem o amargor do café convencional, sem a necessidade do açúcar.

 

Experimente um dos nossos Tribeca Cafés Especiais e se permita ter esse tempo, esse momento de cuidado com o corpo e a mente, em sintonia com a natureza.

 

Não esqueça de nos contar o que achou!

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© Tribeca - Direitos Protegidos.